31.12.13

A memória do porvir

Cerram-se as portas de mais um ano e inundam-se os bolsos da mente de novas resoluções. Pena que os bolsos são rasos, secam rápido. Tememos justamente aquilo que ansiamos: profundidade. As profundezas inexploradas do ser revelam os gritos dolorosos de nossa alma, os vazios obscuros e nossas doenças mais graves. Vemos também - por que não? - aquilo que podemos ser, uma vez redimidos.

Este tempo superficial me lembra de uma história que acho nunca ter ouvido antes. Um mito ameríndio de um século desconhecido. Diz assim:

"Um homem acordou em meio ao vazio, sem memória alguma. O vazio roubara-lhe tudo. Sem a memória, não saberia quem era de fato e o que buscava. Passou os primeiros dias sem se mover, simplesmente à espera, até que começou a sentir fome. Não lembrava que sentiria fome. Então, se pôs a mover sem uma direção determinada. O primeiro que encontrou foi o Ouro. Este dançava loucamente e joias preciosas escorriam em vez de suor. Quanto mais dançava, mais joias tinha. No entanto, se parava, as joias secavam. Convidou o homem à sua dança: se ele pegasse as joias antes que caíssem no chão, não secariam. Propôs dividir o que juntassem - e nunca parariam de juntar. O homem não teve que pensar muito para concluir que as joias não matariam sua fome. Seguiu em frente.
 O próximo que encontrou foi a Volúpia. Carregava um jarro sem fundo, que derramava infinitamente um pequeno fio de água. Contudo, toda água que entrava por sua boca escancarada escorria pelo vestido adornado. Propôs que o homem o acompanhasse: se entrelaçassem os corpos, a água não vazaria mais de seu vestido e poderiam saciar toda a sede. Disse ainda que assim que sua sede estivesse saciada, emprestaria o jarro a ele, para que também saciasse a dele. Novamente, o homem recusou: não estava com sede. Era a fome que precisava extinguir. Seguiu em frente.
 O terceiro encontro se deu com o Poder. Em suas quatro mãos carregava quatro cetros - de ouro, prata, bronze e carne. À sua frente havia um pequeno pilar com uma coroa enriquecida de rubis. Se vestisse a coroa, teria poder sobre todo o Vazio, mas se soltasse qualquer um dos cetros, a coroa desaparecia e só voltaria a aparecer quando segurasse todos os quatro novamente. Pediu então que o homem o acompanhasse, se colocasse nele a coroa, teria enfim todo o poder. Propôs fazer dele seu servo de mais alta confiança, tendo o privilégio de ser sempre o primeiro e o último a servir o rei do Vazio. Pela terceira vez, o homem recusou. Não teria sua fome satisfeita. Seguiu em frente.
 O último encontro se deu com a Memória. Ela andava livre, sem nada das mãos, braços ou pernas; sem dançar loucamente; sem nenhuma necessidade. Ela recebeu o homem e lhe ofereceu contar-lhe seu nome. Não seu nome do passado, mas seu nome do futuro, aquele que ele teria um dia. Antes que o homem aceitasse, ela advertiu-o: Este nome não teria efeito algum ali no Vazio. Se pronunciado, apenas aumentaria sua fome. Para que pudesse usar seu nome, teria que deixar-se cair num poço logo adiante, um poço que não sabia se tinha fundo. Mas o homem não teve dúvidas. Tinha fome, fome de seu nome. A Memória entregou-lhe o que prometera e mostrou-lhe o poço. O homem se jogou e caiu por séculos e séculos."
O fim do mito nunca foi encontrado. De certo porque seu contadores originais nunca ousaram se jogar daquele poço. Tinham medo das profundezas. E continuariam sem saber seus nomes. Sem saber quem de fato eram e porque estavam ali.

Há boatos, no entanto, de alguém que subiu daquele poço. Era alguém tão cheio que o Vazio não o aguentava. Dizia ser o nome dos nomes e ofereceu a cada um daquele mundo um nome novo - não do passado, mas do porvir. Os donos daquele mundo se ofenderam e jogaram-no de volta no poço. Mas disse que um dia voltaria. E quando voltasse, não haveria mais Vazio. Só restariam aqueles com nomes. E tudo seria cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário